sábado, 22 de outubro de 2011

Natureza e cultura

                                                        
     O que a natureza tem haver com a nossa cultura? Do que a natureza é capaz? Os índios são pura natureza, o homem é natureza. É através da linguagem e do trabalho que o Homem conhece, modifica e dá sentido ao mundo. O mundo que resulta do pensar e do agir humano não pode ser chamado de natural, pois se encontra modificado e ampliado por nós. As diferenças entre ser humano e animal não são apenas de grau, porque, enquanto o animal permanece mergulhado na natureza, nós somos capazes de transformá-la em cultura.
     Desde antes de cristo as populações já demostravam que a cultura anda lado a lado com a natureza ao nosso redor. A realidade com que nos deparamos apresenta-se com duas fortes dimensões que estão  em diálogo: A Natureza e a Cultura...
          ...Na primeira dimensão, o Homem está perante o mundo natural, o mundo que lhe é dado, porque não é construído. É o mundo que se rege por leis próprias, que o homem não elaborou; leis que existem independentemente da intervenção humana. Mas o mundo como que se vai humanizando por intervenção direta do homem. Esta intervenção milenar do homem produz a segunda dimensão em que vivemos, a cultura....
               ...E esta não é só o resultado da interpretação que o homem faz da natureza, mas também traduz a invenção e criação humanas. A cultura, ao formar o homem, ao proporcionar-lhe a sua dimensão humanística, enriquece a natureza. Acrescenta algo à natureza. Assim, passaremos do estado natural ao estado cultural, que se manifesta em várias atividades, e tanto se faz sentir na própria natureza física, por exemplo, na culturas dos campos, como cultivar a terra, como na cultura humana que se traduz pela criação da filosofia, da matemática, da cibernética, da economia, da física, da sociologia, na política, etc. 
     A natureza tem sido agredida pelo homem, e quando ele agride a natureza ele está agredindo a si próprio. Portanto o homem tem obrigação de preservar a natureza, ou acabará de transformando nesse lixo:       

     Com esta breve reflexão sobre natureza e cultura, pretende-se apenas dizer que o homem, ser que tende naturalmente para o saber, como escreveu Aristóteles, não se contenta apenas com tudo o que a natureza lhe disponibiliza, quer ir mais além, quer conhecer o enredo da própria natureza, de que ele é parte.
   O ser humano não para de se questionar sobre o mundo, sobre a cultura, sobre as pessoas e comportamentos, sobre eventos inesperados, atitudes, pensamentos e ideias. Talvez a cultura pouse em cima da natureza ou a natureza pouse em cima da cultura, no ponto de vista teórico, mas o que pode-se afirmar é que a cultura da humanidade em geral nos dias de hoje não está favorecendo nem o próximo nem o nosso planeta.


31 comentários:

  1. Muito bom seu texto , adorei me ajudou a fazer um trabalho !!!

    ResponderExcluir
  2. Obgggggggg, me ajudou mt seu texto.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Me ajudou Muito Em um Trabalho de Escola

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. interessante de ler me ajudou a estudar na prova de filosofia e aprender a diferença sobre o homem seu textoo me ajudou briga

      Excluir
  5. legal me ajudou eu estou no 6noa eu sou japonês vou fala brigado hem JAPONÊS tatarclei

    ResponderExcluir
  6. me ajudo a fazer um trabalho importante

    ResponderExcluir
  7. oi meu nome é alison eu sei falar "ohayo - baka e tatarclei" e me acho fodão

    ResponderExcluir
  8. nao vi nada de mais nesse texto achei ate desenteressante me desculpe mais enconteri melhores

    ResponderExcluir
  9. obg pelo seu texto ele é realmente bom mim ajudou a fazer um trabalho importantissimo e a tirar duvidas tbm. N se importe cm kem n gostou ou n gosta d seus textos pois cada um tem sua opiniao n é msm e seu texto ta otimo. Sou a carla vanessa

    ResponderExcluir
  10. ODOREI...........! MI AJUDO MT................

    ResponderExcluir
  11. NOSSA DEVO AGRADECER , ESE SITE ME AJUDO MUITO.... TENHO CERTEZA QUE ESSE SITE FAZ MUITO SUCESSO ALM D AJUDAR S PESSOAS EM SEUS TRABALHOS ....

    ResponderExcluir
  12. Oi, meu nome é Lucas :D

    ResponderExcluir
  13. Esses dois vão se casar...

    ResponderExcluir
  14. iiiiii Rayane com ciumes ?? u.u

    ResponderExcluir
  15. ñ Mateus Baldo ñ tenho ciúmes de ninguém..

    ResponderExcluir
  16. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk , mto obg me ajudou mto, como estudante de sociologia... eu ameei\ isa cunha

    ResponderExcluir
  17. muito bomm. me ajudou muito :)

    ResponderExcluir
  18. bem interessante me ajudou a fazer um trabalho

    ResponderExcluir
  19. texto muito bom, com palavras claras e objetivas.

    ResponderExcluir
  20. O texto me ajudou a responder algumas perguntas,m as em outras não me ajudou em nada.

    ResponderExcluir
  21. Adorei me ajudou muito! ☺

    ResponderExcluir